domingo, 19 de maio de 2013

Dextrose vs. Maltodextrina


A Dextrose - É um carboidrato simples, de alto índice glicêmico e altamente energético, indicado para atletas e praticantes de todas as modalidades esportivas. A dextrose deve ser consumida logo após o treino, quando o corpo precisa de carboidratos de alto índice glicêmico para ajudar na recuperação e no ganho de massa muscular.
A Maltodextrina - É um carboidrato complexo, pois possui vários açúcares em sua formulação, dentre eles a dextrose, a maltose, a frutose e outros. Todos os açúcares têm características próprias que visam manter o índice glicêmico mais estável, e com isso temos velocidades diferentes na absorção, procurando manter os níveis de energia por um tempo mais prolongado do que faríamos com um só tipo de açúcar. 


Apesar da Maltodextrina ser um carboidrato complexo, você não precisa se deixar levar por isso. A união dos compostos que formam a maltodextrina e a tornam um carboidrato “complexo” são fracos e extremamente simples o que faz com que a digestão dela seja somente um pouco mais lenta que a Dextrose.
Qualquer entusiasta de fisiculturismo sabe que quanto maior o índice glicêmico do carboidrato maior vai ser o pico de insulina. Quanto maior o pico de insulina, maior vai ser o transporte de nutrientes para dentro das células, como proteína, creatina, glutamina, bcaas, entre outros nutrientes(por isso malto e dextrose são utilizados no pós-treino, junto de whey, creatina, etc). De uma forma simples, o índice glicêmico é um sistema numérico que indica como um carboidrato eleva a glicose no sangue e consequentemente a insulina, no qual a dextrose tem o valor de 111 contra 105 da Maltodextrin. A maltodextrina pode gerar um pico de insulina quase tão alto como a Dextrose.
As principais “diferenças” entre malto e dextrose, são mínimas, o mesmo podemos dizer para o preço das duas. Se o seu objetivo for usar dextrose ou malto para a reposição de glicogênio perdida durante o treino e elevação da insulina para aumentar a absorção de outros nutrientes como proteína, tanto uma como outra vai conseguir fazer o trabalho com eficácia, mas se você não sabe com qual delas você tem melhores resultados, faça como a maioria dos fisiculturistas fazem, prepare uma dose com 50% de dextrose e 50% de malto e os seus problemas estarão resolvidos.

O Blog tixfitness.blogspot.com.br não autoriza a cópia total ou parcial de nenhum texto autoral ou traduzido que esteja neste blog, conforme lei 9610/98.

Nenhum comentário:

Postar um comentário